A Eletromiografia de Superfície, (s)EMG é um recurso muito utilizado na aplicação das técnicas de biofeedback. Para monitorar a atividade muscular, o aparelho capta sinais elétricos muito fracos emitidos pelos músculos e os transformam em informação de forma que possa ser entendida e quantificada pelo paciente através de gráficos ou algum tipo de efeito sonoro, informando-o sobre seu desempenho.
Eletromiografia Totalmente sem fio. Ele também tem a capacidade de analisar e acompanhar o desempenho do exercício com gravações de vídeo sincronizadas, reeducação neuromuscular e potência de força.
Dessa forma o biofeedback é um instrumento valioso na avaliação e diagnóstico da atividade elétrica muscular nas terapias físicas e ocupacionais e auxiliando no tratamento de diversas condições patológicas musculares e neuromusculares.
Muitas vezes o paciente não tem consciência do seu estado de tensão muscular que está lhe causando o aparecimento de dores freqüentes. Através da técnica de biofeedback (s)EMG é possível identificar o problema e otimizar o tratamento do músculo ou grupo muscular afetado, conseguindo assim o alívio dos sintomas.
Utilizando o treinamento através da técnica de biofeedback as pessoas aprendem a reconhecer os sinais referentes às atividades fisiológicas, alterá-los e controlá-los.
É possível gravar as informações das seções de biofeedback e assim poder comparar e avaliar o resultado do treinamento durante um período de tempo.
O que podemos trabalhar com EMG ?
-
Biofeedback
-
Exercício terapêutico
-
Reeducação neuromuscular
-
Reabilitação pós-operatória
-
Desempenho esportivo
-
Reabilitação de lesões
-
Rastreamento de movimento
-
Desenvolvimento de habilidades
-
Reabilitação da Medula Espinhal
-
Integração sensorial pediátrica