A Fisioterapia desempenha um papel fundamental na abordagem multidisciplinar para a gestão de lesões esportivas.
O objetivo da fisioterapia é tratar e reabilitar o atleta totalmente pós lesão, pós operatório, porem o maior desafio esta em devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão.
Confrontado com um atleta lesionado, as primeiras palavras que vêm à mente de nós como fisioterapeutas do esporte são rapidez e eficiência, já que nosso objetivo é o retorno imediato do atleta à atividade física.
Para alcançar isso, temos à nossa disposição muitas técnicas de fisioterapia, porem as lesões só podem ser tratadas com sucesso quando a causa do problema é totalmente investigada e corrigida, portanto uma anamnese cuidadosa é da maior importância para determinar a localização, a natureza, o comportamento e o aparecimento dos sintomas.
Não é aceitável tratar os sintomas sem primeiro estabelecer a causa subjacente.
Dentro da fisioterapia do esporte é também importante a integração através da reeducação dos atos motores específicos da modalidade. O fisioterapeuta através da avaliação clínica e funcional individualizada do atleta pode colaborar com o treinamento, orientando os indivíduos e respectivos treinadores quanto aos possíveis desequilíbrios musculares presentes e o desempenho biomecânico do esporte em questão.
O aspecto preventivo para o atleta é muito importante e deve ser delineado de maneira eficaz com base no levantamento dos fatores de risco das lesões referentes à modalidade esportiva específica. Com a finalidade de atuar preventivamente a fisioterapia precisa redirecionar seu foco de atenção para situações com possível risco para o aparelho músculo-esquelético.
Dentre as lesões mais comuns estão às tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações e subluxações, fraturas etc..
Um trabalho preventivo, além de melhorar a performance dos atletas, certamente traz economia para o clube/equipe, sendo necessários menos recursos financeiros no tratamento destas lesões. A Fisioterapia tem buscado as mais diversas possibilidades para que cada vez menos lesões venham a ocorrer durante estas atividades desportivas.
Se reabilitação adequada não é realizada, o atleta pode competir muito cedo, com instabilidade residual, distúrbios proprioceptivos, fraqueza muscular e desequilíbrios. Programas individuais devem ser planejados e implementados para cada atleta. Isso pode incluir exercícios específicos, a adaptação às novas posturas para corrigir o desequilíbrio muscular.
Por isso para obter um melhor resultado em sua recuperação, e alcançar os objetivos com maior eficiência o atleta deve procurar um Fisioterapeuta especializado em lesões desportivas, ele vai atuar na recuperação acelerada e devolver o atleta o mais rápido possível as atividades.
Comments